Neste ano, em continuidade ao trabalho de iniciação científica “Veículo Subaquático Autônomo”, desenvolvido em 2011 pelo aluno bolsista Caio César Forni (da 6.ª série  do curso de Engenharia de Controle e Automação ) está sendo realizado o projeto “Modelagem e Controle de um Veículo Subaquático Autônomo”, pelos alunos Bruno dos Santos Lima (4.ª série do curso de Engenharia de Controle e Automação e bolsista de iniciação científica) e Douglas Bellini (5.ª série  do curso de Engenharia Eletrônica), sob a orientação do Prof. Wânderson de Oliveira Assis.

O projeto consiste em um veículo capaz de locomover-se submerso, de forma autônoma. em um tanque. Dispondo de uma câmera, ele consegue processar as imagens visando exploração e mapeamento do interior do tanque ou onde ele estiver navegando. “A importância do projeto para a instituição é a oportunidade de abertura de uma nova área de pesquisa e desenvolvimento, agregando informação e conhecimento que podem ser compartilhados pelos alunos da graduação e que contribuirão para sua formação.”, comenta Caio César Forni.

O aluno Bruno dos Santos Limaparticipou de 22 a 24 de março do NAVTEC 2012 da Conferência Internacional em Tecnologias Marinhas e Offshore, na cidade de Rio Grande – RS, que é um foro para apresentação e discussão de pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos voltados para o setor marítimo.  Segundo Bruno, “A realização do projeto na Mauá pretende aprimorar o conhecimento e a tecnologia nessa área. O evento serviu para conhecer outros projetos de pesquisa similares e entender a aplicabilidade dos veículos aquáticos na exploração do fundo do mar. A participação nesse evento também permitiu um melhor direcionamento do trabalho, esclareceu algumas dúvidas sobre o assunto e mostrou quais as dificuldades e desafios nessa área.”

Saiba mais sobre o Projeto AUV (Autonomous Underwater Vehicle)

Em 2011, o projeto contemplou a construção do protótipo do veículo subaquático, incluindo sistema de captura e processamento de imagens, sensores de distância para detecção de obstáculos e motopropulsores para movimentação em todas as direções. Um estudo da estabilidade do veículo quando submerso foi realizado de forma a definir o correto posicionamento do centro de gravidade e do ponto de atuação do empuxo. O projeto desenvolvido apresenta excelentes características de estanqueidade, para garantir sua estabilidade e a proteção dos componentes eletrônicos inseridos.

No projeto proposto para 2012 pretende-se realizar a modelagem matemática e o controle de movimentação autônoma do veículo subaquático. A solução deverá incluir algoritmo de controle para permitir a exploração e mapeamento do reservatório de água de forma a fazer a detecção de objetos pela cor e forma. Adicionalmente, o sistema deverá incluir comunicação com computador, que funcionará como uma interface com o usuário, possibilitando, opcionalmente, realizar o controle de movimentação do veículo de forma remota.

 

A Mauá deseja aos alunos e ao professor orientador muito sucesso nesse projeto. 🙂

1 comentário para “Projeto de Iniciação Científica – “Veículo Subaquático Autônomo” no NAVTEC 2012”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.
Raphael

21 de abril de 2012 ás 10:19

Achei a idéia de vocês absolutamente inovadora e com diversas aplicações, parabéns.

Deixe um comentário