Para quem deseja alcançar uma carreira de sucesso, os programas de estágios e de trainees podem ser um ótimo caminho para entrar no mercado de trabalho. Além de proporcionar ao jovem um ambiente de aprendizado complementar à sua formação acadêmica, também oferecem vários benefícios.
Você conhece quais são as características e diferenças entre estágio e trainee?


Estágio

Segundo o artigo 1º da Lei 11.788/08, “Estagio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos”, ou seja, é uma atividade elegível a estudantes do ensino superior, médio técnico e regular, que tem por objetivo o aprimoramento profissional na sua área de formação.
Não caracteriza vínculo empregatício e com a nova lei de estágio algumas obrigações devem ser seguidas, tanto por parte da empresa, como pelo estagiário e pela instituição de ensino.
A carga-horária máxima de estágio é de 30 horas semanais, das quais 6 horas diárias. O período máximo de estágio na mesma empresa é de 2 anos. As empresas costumam contratar estagiários a partir da segunda série. Após o encerramento do contrato de estágio, a empresa poderá oferecer a oportunidade de efetivação.

 

Trainee

Diferente do regime de estágio, o cargo de trainee está sujeito à legislação trabalhista brasileira, pois há o registro do profissional, com todos os direitos e deveres estabelecidos pela CLT.
O que diferencia um trainee é que, além de cumprir com suas obrigações diárias, ele faz parte de um programa de desenvolvimento profissional estruturado pela empresa, com o objetivo de “treinar” esse profissional para que, no futuro,  ele possa ocupar uma posição gerencial.
Geralmente, esse tipo de oportunidade é para jovem que tenha até 2 anos de formado. A duração média de programas de trainee é de 1 a 3 anos; nesse período o profissional será acompanhado por um gestor, receberá treinamentos e participará de cursos voltados à gestão de sua carreira, à gerência de pessoas e ao conhecimento de processos de uma ou mais áreas da empresa.

Na Mauá, os alunos contam com o apoio da Central de Estágios, localizada no Bloco G, no campus de São Caetano do Sul, e no Bloco A, no campus de São Paulo, para divulgação de vagas e para diversas atividades que auxiliam os alunos nos assuntos relacionados aos programas de estágio e de trainee, como:

  • confecção de currículo e cartas de apresentação;
  • dicas para desempenho em entrevistas e dinâmicas de grupo;
  • localização de empresas específicas nas áreas de atuação profissional;
  • envio de programas de trainees e oportunidades de trabalho efetivo para ex-alunos;
  • envio e divulgação de vagas de emprego, no site da Mauá (MAUAnet), quadros de avisos e avisos em salas de aulas;
  • palestras executivos de empresas, nos campi da Mauá, para apresentação de seus programas de estágio e de trainee.
  • esclarecimentos sobre os procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento de estágio;
  • administração de contratos de estágio.

Muitas empresas vêm até a Mauá apresentar seus programas de estágio e trainee. Fiquem ligados nas próximas oportunidades e boa sorte nos processos seletivos! 🙂

 

Nenhum comentário para “Estágio e Trainee”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.

Deixe um comentário