Após concluírem a graduação, muitos profissionais ficam em dúvida sobre diversas questões referentes à Pós-Graduação. Pensando nisso, resolvemos colocar aqui algumas das perguntas mais frequentes para ajudar a esclarecer essas dúvidas.

 

1 – Porque fazer um curso de Pós-Graduação ?
O curso  de Pós-Graduação é direcionado a profissionais com formação superior, seja bacharel, licenciado ou tecnólogo, que tenham interesse em aumentar sua competência técnica, aprofundar conhecimentos e melhorar o  desempenho profissional.

2– Qual a Diferença entre lato-sensu e stricto-sensu?
Os cursos de pós-graduação dividem-se em dois níveis, o lato-sensu e o stricto-sensu:
Lato-Sensu designa todo curso destinado ao aperfeiçoamento e a especialização, incluindo os MBAs, numa determinada área do saber ou da profissão.  Os cursos Stricto-Sensu conduzem a obtenção de um grau acadêmico, de mestrado e doutorado.

3 – Qual a melhor idade ou em que momento devo pensar em cursar uma Pós-Graduação?
Não existe um  momento certo para cursar uma pós-graduação. Dependendo da modalidade e do conteúdo do curso, a experiência profissional prévia pode ser importante e algumas vezes uma exigência para a matricula no curso.

4  – Porque fazer um curso de MBA?
MBAs são cursos que formam executivos nas diversas áreas da Administração como RH, Finanças, Contabilidade e Marketing, existindo ainda cursos voltados às áreas de Engenharia, Economia, Saúde, Informática e outras. Esses cursos são cada vez mais procurados, pois além de darem ao profissional  a oportunidade de uma atualização de seus conhecimentos na área de atuação,  proporcionam a ampliação do networking,  e a melhoria do  status do profissional, além de favorecer a abertura de portas no mercado de trabalho.

5 – Porque fazer um curso de Mestrado / Doutorado?
Mestrado e doutorado são cursos de pós-graduação stricto-sensu. A principal função desses cursos é formar pesquisadores e professores universitários. Também fazem curso de mestrado e doutorado profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos técnicos vistos na graduação, com o objetivo de atuar na área de pesquisa e desenvolvimento em campos específicos.

6 – O que é a CAPES?
A CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior é uma agência governamental brasileira vinculada ao Ministério da Educação (MEC)  que atua na expansão e consolidação da pós- graduação stricto- sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do País.

7 – Pós-Graduação e especialização são a mesma coisa?
Não. Embora o termo genérico especialização seja usualmente empregado no jargão da pós-graduação, a Especialização é apenas um tipo (categoria) de pós-graduação lato-sensu.

8 – Qual é a diferença entre MBA e Especialização?
O MBA tem uma ênfase prática maior, principalmente na parte administrativa e de negócios, enquanto a Especialização é mais específica na área de atuação escolhida. A especialização tem como projeto final uma monografia ou artigo científico, já o trabalho final do MBA se constitui   num projeto prático ligado à resolução de problemas empresariais.

9 – Qual é a diferença entre MBA e Mestrado ou Doutorado?
Como citado na questão anterior, o MBA tem sua ênfase na prática da  gestão  administrativa e de negócios, enquanto o mestrado ou doutorado é voltado para quem deseja seguir uma carreira acadêmica e de pesquisa. Ver resposta da pergunta nº 4.

10 – Como é o processo de ingresso em uma Pós-Graduação?
A seleção costuma ocorrer por meio de análise de currículo e entrevista, porém pode também incluir provas de conhecimentos básicos na área do curso.

11 – Com o curso de Pós-Graduação, posso atuar numa área diferente da qual eu me formei?
Para o exercício profissional em área regulamentada como é o caso da engenharia, da medicina, odontologia, e outras, a graduação determina a competência pelos órgãos reguladores. A pós-graduação não irá autorizar o candidato a exercer estas especialidades, porém a pós-graduação amplia as ocupações a que os pós-graduandos podem vir a se dedicar.

12 – Posso fazer mestrado em uma área diferente da minha graduação?
A princípio sim. Mas esta decisão depende do processo de seleção da instituição de ensino, do curso escolhido e da linha de pesquisa que o candidato pretende desenvolver em sua dissertação (mestrado) ou tese (doutorado).

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação que a Mauá oferece. Clique aqui. 

2 comentários para “Perguntas mais frequentes sobre Pós-Graduação”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.
Guilherme Souza

14 de abril de 2014 ás 14:46

Olá. Sou formado em Educação Física. Mas penso em fazer uma pós graduação em uma área diferente, como Gestão comercial ou Administração. Isso é possível? Como uma empresa olharia um currículo assim? Obrigado

    25 de abril de 2014 ás 15:27

    Olá Guilherme! Geralmente, o curso de Pós-Graduação deve complementar a sua formação, auxiliando na sua carreira. Aqui na Mauá, há análise de currículo para a aprovação. Se houver motivos e for complementar, as empresas olharão com ótimos olhos o fato de você fazer um curso de Pós! 😉

Deixe um comentário