Egressos de Engenharia Química são vencedores do 16º Prêmio Ford de Conservação Ambiental

Um grupo de egressos, formados em Engenharia Química em 2010, recebeu o prêmio de melhor trabalho na categoria Ciência e Recursos Humanos com o projeto “Tratamento e Reuso de Água na Lavagem de Automóveis”.

A 16ª edição do Prêmio Ford de Conservação Ambiental, realizada em 05 de dezembro, elege todo o tipo de iniciativa bem-sucedida voltada à preservação do meio ambiente que sirva como modelo inovador e replicável no Brasil. É um dos mais importantes reconhecimentos aos projetos ambientais do País. O trabalho premiado, desenvolvido pelos egressos Beatriz Tedim Terra, Desirée Cristine Ramos, Rodrigo Luis Magnaboschi, Victor Ariel de Carvalho, , sob orientação do Prof. José Luiz Feijfar, consiste no tratamento da água proveniente da lavagem de veículos em um sistema compacto mantendo a água do processo em recirculação.

Saiba mais sobre o projeto premiado:

Aplicação de Eletrocoagulação para Reúso de Águas Residuais Provenientes da Lavagem de Automóveis

O uso racional da água é um dos objetivos principais da sociedade atual. Sistemas de reúso de água têm sido implantados em diversas atividades industriais e comerciais, entre elas a lavagem de automóveis, que tem grande potencial de redução de consumo.Avaliou-se bibliograficamente a sequência dos processos unitários aplicados a esse tipo de efluente e, por meio da eletrocoagulação, foram obtidos os melhores resultados na remoção dos poluentes para manter a água do processo em recirculação.

Apresentou-se uma avaliação do efluente quanto a suas características e parâmetros requeridos pelas legislações ambientais para águas de reúso. Tanto a variabilidade do efluente gerado nesse processo, quanto o seu armazenamento não influenciaram a aplicação da eletrocoagulação para as condições estudadas.

A tensão aplicada não afetou na remoção dos poluentes. Conclui-se que o processo mostrou-se viável e vantajoso por tratar adequadamente o efluente, reduzindo o consumo de água e de produtos químicos utilizados, em comparação aos processos convencionais de tratamento.

Parabéns aos alunos e ao professor orientador pelo excelente trabalho e pela premiação! 🙂

 

2 Replies to “Egressos de Engenharia Química são vencedores do 16º Prêmio Ford de Conservação Ambiental”

  1. Muito importante um trabalho universitário conseguir um reconhecimento com abrangência nacional como este da Ford. A repercussão na mídia foi fantástica.
    Parabens.

  2. Parabéns ao grupo e em especial a Desirée que foi premiada como a ecologista do ano, na categoria Ciência e Formação de Recursos Humanos!!!!

    Essa menina nos enche de orgulho!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.