Gestão Ambiental

A Gestão Ambiental é uma prática recente, que vem ganhando espaço nas empresas e indústrias, seu objetivo é a melhoria constante da instituição, bem como dos produtos e serviços, levando-se em conta o fator ambiental.

O curso de Gestão Ambiental da Mauá habilita os alunos para atuar nesse mercado. As suas disciplinas tem como foco a capacitação em atividades de avaliação de processos de produção industrial com vistas a reduzir as emissões de poluentes e minimizar os impactos ambientais decorrentes. Abrange o desenvolvimento de estudos e relatórios de impactos, planejamento e implantação de atividades relacionadas a gestão ambiental envolvendo a interpretação dos procedimentos com base na legislação, regulamentos e normas nacionais e internacionais.

Os alunos formados em Gestão Ambiental podem atuar em órgãos públicos de controle ambiental, empresas, indústrias, agronegócio, cooperativas, terceiro setor (ONGs), atividades de ensino, pesquisa, consultorias ambientais e ecoturismo. Entre as áreas de atuação estão:

  • Planejamento ambiental;
  • Gerenciamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos;
  • Exploração sustentável de recursos naturais;
  • Manejo e recuperação/remediação de áreas degradadas;
  • Gestão de áreas de preservação ambiental públicas ou privadas;
  • Auditoria e certificação ambiental;
  • Processos de licenciamento ambiental;
  • Participação em elaboração e análise de estudos e relatórios de impactos ambientais;
  • Programas de educação ambiental.

 

9 Replies to “Gestão Ambiental”

  1. O risco socioambiental é um risco financeiro.
    Atualmente, empreendimentos são monitorados ao extremo, não somente pelo poder público como pela sociedade em geral. Para proteção do patrimônio empresarial e sua função social é importantíssimo que o empreendedor fique atento a estes requisitos.
    Mas como proceder, se a legislação socioambiental brasileira é complexa desde seu nascedouro, nossa Constituição Federal? A idéia deste curso é orientar assessores e consultores, bem como os titulares de empreendimentos, de como realizar uma metódica atividade de Due Dilligence, ou seja, como verificar se a unidade empresarial atende aos requisitos legais, a fim de dar segurança para a gestão do negócio.
    Este método de verificação pode ser aplicado a todo tipo de empreendimento, independente de porte, gerando uma série de produtos que certamente trarão segurança para as operações empresariais.
    Contém uma série de planilhas exemplo para execução e monitoramento das atividades e aborda inclusive um método de análise de alvo, também conhecido como análise de partes interessadas, uma moderna abordagem de conhecimento do entorno de empreendimentos, buscando harmonizar a atividade empresarial com os anseios da comunidade em geral, legitimando as operações.

    http://www.clubedosautores.com.br/book/50662–Gestao_Socioambiental_Total

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.