A P1 está aí e nada melhor que falar com alguém que já passou por isso mais de uma vez.

O Blog da Mauá conversou com a aluna Aline Romanelli da 3ª série de Engenharia de Produção Mecânica e monitora da disciplina Métodos Numéricos, para passar algumas dicas aos alunos que estão começando e realizarão a 1ª prova.


Blog da Mauá: Quais foram as dificuldades enfrentadas na 1ª série da Mauá?

AR: Durante a 1ª série, a minha principal dificuldade era me adaptar ao novo. Tudo era diferente, desde amizades até as matérias ensinadas em sala de aula, que por muitas vezes eu achava que jamais iria entender. É verdade que a primeira prova assusta, mas considero normal diante das circunstâncias de adaptação. O que não pode acontecer é o aluno desistir daquela matéria e já considerá-la como ‘’um caso perdido’’ e não procurar recuperar a nota do bimestre anterior.  Todos passam pela mesma situação e se alguns conseguiram isso, certamente não é impossível, só requer dedicação e vontade de vencer desafios.

Blog da Mauá: O que você fez para superá-las?

AR: Depois das primeiras provas em que me decepcionei bastante com os meus resultados, procurei estudar regularmente e não apenas na véspera da prova,  porque isso definitivamente não funciona. Passei a frequentar a sala de monitoria, esclarecer dúvidas com professores, estudar com um grupo que realmente estava interessado em  aprender e nunca desistir daquela matéria considerada difícil.

Blog da Mauá: Qual sua metodologia de estudo?

AR: Sou o tipo de aluna que dificilmente deixa as lições/matérias acumularem. Presto bastante atenção nas aulas, esclareço possíveis dúvidas com os professores, procuro manter meu caderno em ordem, com os resumos, para que nas vésperas das provas, tudo seja tranquilo.

Blog da Mauá: Quais as dicas para os alunos da 1ª série?

AR: Primeiramente, o mais importante é avaliar se o que você está estudando é realmente o que você gosta e o que pretende fazer durante os próximos anos.

No meu caso, durante a 1ª série eu assistia às aulas, fazia a maior parte dos exercícios propostos e não hesitava em pedir ajuda para alguém, principalmente os monitores e professores. Eu buscava o equilíbrio, ou seja, me dedicava ao máximo, fazendo até cursos extras e idiomas, mas também não deixava de aproveitar meu ano de “caloura”, afinal era uma recompensa por todos os anos de estudo e dedicação.

Blog da Mauá: Quais são seus planos para o futuro?

AR: Estou cursando a 3ª série de Engenharia de Produção Mecânica e pretendo me formar daqui a 2 anos já com um emprego encaminhado. Acredito que como o nome da Mauá é bem forte no mercado, não terei dificuldades para conseguí-lo, mas isso certamente não descarta ter empenho, responsabilidade e dedicação constante aos estudos. Espero estar realizada tanto no aspecto profissional quanto no pessoal.

 

Obrigado Aline! 😉

 

Sucesso a todos os alunos na P1!

1 comentário para “Conselhos de uma Veterana”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.

Pingbacks & Trackbacks

27 de abril de 2011 ás 9:48

[…] ingressar no ensino superior, é comum que os alunos sintam dificuldades em se adaptar à nova realidade. Porém, essas dificuldades de adaptação podem afetar diretamente […]

Deixe um comentário