Que tal viajar sem precisar se estressar, apenas unindo-se a um “trem de carros” com um único condutor guiando por todos?

O programa SARTRE – Safe Road Trains for the Environment, testou na Suécia um sistema de acionamento automático, que permite um único motorista guiar, por um caminhão, um comboio de carros, para as viagens tornarem-se mais seguras e eficientes.

Os veículos são equipados com um sistema de navegação e comunicam-se por um sistema wireless, desenvolvido especificamente para comunicação e controle. O sistema constantemente faz ajustes para manter cada veículo a uma determinada distância do veículo da frente e a velocidade é definida pelo condutor do caminhão e executada automaticamente pelos demais carros.

Para unir-se a um comboio, basta que o motorista faça uma pesquisa em um computador de bordo e será avisado sobre a existência de um comboio e sua localização.

Acredita-se que, com veículos circulando mais próximos uns dos outros e com uma variação menor de velocidade, os congestionamentos diminuirão e haverá espaço para mais automóveis nas estradas. E, por ser limitada a velocidade do veículo condutor, também será possível uma economia de até 20% de consumo de combustível.

Só resta convencer os motoristas e as autoridades de que o sistema é seguro e capaz de lidar com os perigos não previstos da estrada.

Fonte: New Scientist


2 comentários para “Sistema sueco pode dirigir seu carro por você”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.

17 de dezembro de 2013 ás 9:34

Aqui no Brasil além das estradas falta o sistema Wireless que realmente funcione… E quando o sinal cair ou ficar fraco… Por aqui sequer mesmo um notbook ou qualquer outro dispositivo móvel quando necessita estar conectado a uma internet o sinal é ruim!

29 de julho de 2011 ás 20:39

pena que no Brazil isto está fora de cogitação, até termos estradas decentes para dirigir…… isso ainda fica em sonhos hehehe.

Deixe um comentário