Para ajudar a compreender alguns princípios da Engenharia Mecânica (principalmente a matéria de motores), vamos conferir abaixo algumas animações que ilustram o funcionamento de mecanismos complicados:

Motores radiais

Motores radiais são usados em aviões, possuindo uma hélice conectada ao eixo que disponibiliza a potência para produzir o empuxo necessário para mover o avião. Seu mecanismo básico é o seguinte:

Motor Radial

As sucessivas combustões que ocorrem nas cabeças dos cilindros fazem com que o eixo central rotacione.  Uma das principais vantagens deste tipo de motor está sua grande área frontal, na qual o resfriamento do motor se faz usando ar de impacto, oriundo do deslocamento da aeronave, enquanto que em motores linha, em “V” ou em “W” precisam um sistema de resfriamento com líquido, o qual implica maior peso.

Transmissões Genebra

Este tipo de mecanismo é muito utilizado em relógios para comandar o movimento dos segundeiros.  No caso a cada volta da “peça verde” a “peça vermelha” que no mecanismo simula a fixação do ponteiro gira 60°.

Genebra - Malta

Mecanismo de transmissão manual (caixa de câmbio)

O mecanismo também chamado de “palanca de mudanças” é bastante utilizado em automóveis para realizar a troca manual das engrenagens de tração. Neste caso a alavanca seleciona qual garfo irá se movimentar e o sentido do movimento (para frente ou para trás) e desta forma ocorre o engrenamento da marcha correspondente.

Câmbio

Junta de velocidade constante (homocinética)

Por sua versatilidade, ela elimina os movimentos indesejáveis do volante, que aconteciam com as juntas universais. A “peça vermelha” fica acoplada à roda que se movimenta conforme o veículo faz curvas. A “peça verde” não acompanha o movimento de inclinação e permanece sem transladar.  Desta forma ocorre o movimento relativo entre estas com as duas peças em movimento de rotação.

Homocinética

Motor rotativo

Também chamado de motor Wankel, é um motor de combustão interna que possui um desenho único de conversão de pressão em rotação em vez de pistões recíprocos.  Ele possui funcionamento suave e conta com uma extrema simplicidade devido a seu número reduzido de peças quando comparado a um motor comum a pistão. Diferentemente do motor que conhecemos, o motor Wankel não utiliza o princípio da biela e manivela, não produzindo movimento alternativo. Por isso eles tem funcionamento suave, com menor atrito, menor vibração e maior silêncio de operação.

É baseado em uma estrutura de movimentos epicicloidais de um rotor trilobular (um triângulo com as faces abauladas) sobre um eixo, girando dentro de uma carcaça oca com forma ovalada (fonte).

Rotativo Rotativo

Fonte: World of Technology

4 comentários para “Engenharia Mecânica: animações ilustram o funcionamento de diversos mecanismos”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.
monise matos andrade

25 de dezembro de 2012 ás 18:36

achei versatil e interativo meu namorado gostou tanto de motores e ingrenagens depois que viu neste site como funciona que largou a faculdade de medicina e fez mecanica os pais dele querem matar ele mais a vida dele e movida igual a um pistao a gasolina entra na vidA dele e explode para dar o impulso e ele segue as ventas de um belo motor de um carro v8

Ubiratan dos Santos

21 de novembro de 2011 ás 14:27

A qualidade dos trabalhos apresentados, são de cunho importante, par nós estudiosos da area automotiva. Parabéns.

Carlos Augusto Paiva

25 de fevereiro de 2011 ás 13:50

Achei excelente, pois estou cursando Engenharia Mecanica e estou fazendo a Materia sobre Mecanismo, e será muito importante esse assunto pois vai me ajudar muito.

Pingbacks & Trackbacks

5 de novembro de 2010 ás 16:14

[…] This post was mentioned on Twitter by Luis Fabio Pucci, André Oliveira and Cristian Muñoz, IMT – Mauá. IMT – Mauá said: Engenharia Mecânica: animações ilustram o funcionamento de diversos mecanismos http://migre.me/1RgVZ […]

Deixe um comentário