Imagine um ônibus 35% mais econômico do que os demais. Agora, imagine que ele seja silencioso, tenha consumo de combustível de apenas um terço dos veículos convencionais com motor diesel e reduza em 90% a emissão de poluentes. Esse veículo fantástico já existe!

Trata-se do ônibus híbrido, que está circulando, em fase de testes, pelas ruas de São Paulo. Ele possui dois motores: um elétrico, cuja função é dar a partida, acelerar até 20 km/h e manter o ônibus funcionando enquanto está parado (em pontos de passageiros ou durante congestionamentos); e outro que utiliza diesel, responsável por mover o ônibus em velocidades acima de 20 km/h. Existe ainda uma tecnologia que recarrega as baterias do motor elétrico quando o freio é acionado.

O veículo conta com assentos especiais para obesos e espaço para cadeirantes, oferecendo 10 lugares a menos do que um ônibus comum. Após os primeiros testes em São Paulo, que irão avaliar seu desempenho pelas ruas da cidade, o ônibus híbrido será testado também no Rio de Janeiro e, em março de 2011, fará seus testes finais novamente em São Paulo.

Se passar em todos os testes, 200 unidades devem começar a atender os passageiros paulistanos, diminuindo o custo das viagens e seu impacto negativo sobre o meio ambiente.

Referências:
http://oglobo.globo.com/...
http://www.sidneyrezende.com/...

Nenhum comentário para “Ônibus híbridos prometem
reduzir poluição na cidade São Paulo”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.

Deixe um comentário