Eureka 2010

Estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia criaram um software que escreve e edita partituras de um instrumento solista, como a flauta. O Musicalle é um programa que funciona a partir do microfone do computador. Ao ser ativado, o software capta ondas sonoras emitidas pelo instrumento e converte-as em dados de frequência. Com esses dados, o algoritmo compara-os com uma tabela de valores (a frequência de maior amplitude) e identifica a nota que o músico está tocando. Em seguida, coloca o respectivo símbolo na tela, escrevendo assim a partitura da música que está sendo tocada.

O objetivo do Musicalle é auxiliar os músicos na edição de partituras, inclusive quando o músico cria a canção de ouvido e necessita escrevê-la ou informar ao instrumentista o que ele está tocando. Portanto, o trabalho destina-se a músicos, instrumentistas, compositores ou até mesmo escolas de música e estúdios de gravação.
De acordo com o grupo, a ideia surgiu com a dificuldade de se conseguir partituras originais das músicas que ouvimos nas rádios, como também das músicas clássicas ou antigas.

Mercado

No mercado atual existem softwares que escrevem partituras, mas para funcionar o músico precisa digitar a música por meio do teclado do computador ou de piano elétrico plugado ao computador. O programa desenvolvido pelos alunos da Mauá grava a música tocada, gera um arquivo de áudio, o qual é analisado ao término da gravação, e a partitura da música tocada é instantaneamente liberada na tela, eliminando a necessidade de equipamentos extras.

software, criado pelos alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação, Alessandro Paolone de Medeiros e Rodrigo Luis Fonseca de Almeida, será apresentado durante a EUREKA 2010, mostra anual dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos formandos da Mauá, que acontece de 15 a 17 de outubro no campus de São Caetano do Sul. O evento é aberto ao público.

14 comentários para “Eureka 2010: software que escreve e edita
partituras de um instrumento solista”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.
Diego

6 de janeiro de 2013 ás 15:01

Gostaria tambem do cantato deles por favor… Obrigado

Diego

6 de janeiro de 2013 ás 14:59

Faz tempo que procuro algo semelhante, estou muito interessado no software.
Já esta á venda?
Queria um contato por favor…

28 de julho de 2011 ás 19:52

gostaria que me enviassem os emails dos alunos, quero mais informações sobre este programa, t+

Alvaro

6 de junho de 2011 ás 13:37

Fiquei feliz pela iniciativa, excelente!! Toco guitarra e gostaria de mais informações sobre o programa, se possível e-mail para contato.

Francisco Italiano Neto

28 de maio de 2011 ás 23:52

Caros,

Ando procurando e encontrei o Softwere que escreve e edita partituras a partir de um instrumento solista, como a flata, por exemplo. Este Softwere, desenvolvido pelos alunos da Mauá, tembem edita, por exemplo, partituras a partir de instrumentos solistas como violão/guitarra?
Gostaria, se possivel, passar o e-mail deles para contato.
Sinceramente grato
Francisco Italiano, florida, usa

ananias junior

3 de dezembro de 2010 ás 13:19

esse programa estará disponível para aquisição? Quando?

Pingbacks & Trackbacks

Deixe um comentário