Eureka 2010: mobilidade para crianças com necessidades especiais

Eureka 2010

Estudantes da última série do curso de Design do Produto do Instituto Mauá de Tecnologia criaram um produto para facilitar a mobilidade de crianças com necessidades especiais. O grande diferencial está no fato de que os alunos desenvolveram uma cadeira de rodas que desperta o interesse não só da criança com necessidades especiais, mas também de qualquer criança, combinando facilidade de movimento com design inusitado e atrativo, tornando o seu uso prazeroso e divertido, em vez de ser um simples instrumento de movimentação, ao qual a criança sente-se presa.

Batizada de Color Trek a cadeira de rodas, desenvolvida como tema de trabalho de conclusão de curso, é movimentada por propulsão humana, porem acionada por um sistema de alavancas e catracas individuais, que quando movimentadas para frente ou para trás, proporcionam o giro das rodas. Essa inovação torna o produto atrativo e divertido para as crianças de seis a doze anos, além de reduzir o gasto de energia do usuário durante o uso.

Design como diferencial

A ideia de criar uma cadeira diferenciada surgiu após o grupo observar uma criança cadeirante em espaço público, ficando impressionados com a sensação de impotência aparentada pela criança. Os estudantes decidiram, então, criar um produto que proporcionasse às crianças a liberdade de brincar e movimentar-se independentemente, atividades tão necessárias no desenvolvimento da criança e com isso melhorar a autoestima e suprir carências emocionais típicas de crianças que não possuem o movimento das pernas ou têm a mobilidade debilitada da cintura para baixo.

Segundo os estudantes, a maioria dos modelos de cadeiras de rodas disponíveis atualmente no mercado não possuem atrativos em seu design. O sistema de tração por alavancas utilizados no projeto já é empregado em alguns modelos, mas com a única finalidade de facilitar a sua utilização, enquanto que o produto desenvolvido pelos estudantes trata primordialmente de divertir a criança com a utilização inusitada, de mover a cadeira pra frente e para trás. Outro diferencial que a Color Trek possui é uma espécie de patinete, que pode ser acoplada na parte traseira da cadeira e que possibilita a interação entre o usuário e uma segunda pessoa.

A cadeira de rodas especial para crianças foi desenvolvida pelos alunos Diego Henrique Santana Alfaro, Edson Baldan da Silva e Filipe Villar Fiorini e será apresentada durante a EUREKA 2010, mostra anual dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos formandos da Mauá, que acontece de 15 a 17 de outubro no campus de São Caetano do Sul. O evento é aberto ao público.

13 Replies to “Eureka 2010: mobilidade para crianças com necessidades especiais”

    1. Olá Patrícia

      Ficamos todos surpresos em saber que você tem interesse nesse nosso projeto
      A princípio, nós levamos a discussão além do tcc, mas pela falta de tempo, e pela distância entre mim e os meus dois parceiros de trabalho, Filipe e Diego, deixamos a idéia ” no gelo ” durante esses anos

      Mas é com enorme satisfação que nos colocamos à disposição de ajudar

      Gostaríamos de conversar com você pessoalmente, ou via email para entender a sua necessidade e por em prática o projeto

      Desde já à disposição,

      Em nome de Edson, Filipe e Diego

  1. Olá
    ostaria de saber mais informações sobre a cadeira de rodas color treck, onde comprar, ela é linda, tenho um filho especial de 03 anos e ele amou a cadeira, por favor me envie um contato dos inventores….
    Parabéns

    1. Olá Telma!

      Por ser um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, a Color Trek ainda não está sendo fabricada.

      Enviaremos os contatos dos alunos que desenvolveram o projeto por email.

      Obrigado por visitar nosso Blog!

  2. Olá, adorei a cadeira Color Trek!
    Já estão fabricando,onde comprar, da para criança de quatro anos?
    A cadeira além de tudo é muito linda,parabéns!!
    Amara

    1. Olá Fernanda e Amara!

      Por ser um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, a Color Trek ainda não está sendo fabricada.

      Se quiserem mais informações, podemos passar os contados dos alunos que desenvolveram o projeto.

      Abraços

  3. Parabens mulecada… o stande de vocês estava lindo, a cadeira ficou genial, muito bom mesmo, eu não tinha visto o lance da customização, ficou muito bom mesmo.
    É o design sempre pensando primeiro no usuário e não apenas no produto em si.
    Parabens.

  4. Parabéns meninos pela color trek!!!
    Finalmente alguem teve a sensibilidade para pensar na questão da criança cadeirante,
    é um avanço imenso em termos de inclusão. Já é hora de termos um olhar mais atento para um mercado que necessita ser mais explorado, inclusão finalmente é lei.

    Parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.