Um ovo de páscoa virtual, segundo a Wikipédia, é um conteúdo oculto em um sistema virtual. Ele pode ser um texto, um jogo, uma música, uma imagem ou um vídeo. Diferentemente das mensagens subliminares, quando o ovo de páscoa virtual é encontrado ele pode ser identificado e compreendido. É um segredo virtual, uma mensagem cujo acesso deve ser descoberto pelo usuário.

O ovo de páscoa virtual torna o sistema de informação mais interessante, pois para acessar todo seu conteúdo é necessário procurar pistas que direcionem para os elementos ocultos. Quando encontrados, eles são como recompensas aos usuários curiosos e esforçados.

Os exemplos mais conhecidos de ovos de páscoa virtuais são conteúdos de entretenimento encontrados dentro de programas e de diversos sites, como o Microsoft Word, o Mozilla Firefox e o Google. No entanto também é possível utilizar esse recurso para criar conteúdos úteis e informativos, tornando os sistemas de informação mais complexos e personalizados.

No site Baixaki há uma página com uma lista de ovos de páscoa que podem ser encontrados em diversos sites e programas. Alguns exemplos:

OpenOffice:

Para acessar um jogo de tiro ao alvo no OpenOffice, abra uma planilha de cálculo e digite a fórmula =game(). Pressione Enter. Aparecerá a mensagem Say What? na planilha. Agora digite a fórmula =GAME e o jogo será acessado.

ovos-de-pascoa-virtuais-open-office

Google

Na página inicial do Google ao digitar na caixa de pesquisa elgoog e então clicar no botão Estou com sorte, o usuário é redirecionado para a página inicial do Google em versão espelhada, ou seja, com todo o conteúdo escrito ao contrário.

ovos-de-pascoa-virtuais-google-elgoog

Conhece outros? Comente neste post!

2 comentários para “Ovos de Páscoa Virtuais”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.

26 de outubro de 2011 ás 16:26

ISSO E RIDICOLO EU RAFAELA TENHO 8 ANOS E ACHEI UMA BESTERA

Kenneth R.

10 de agosto de 2010 ás 16:26

Na verdade, no Open Office é:

=GAME("StarWars")

em vez de somente:

=GAME

xD

Deixe um comentário