Hoje vamos conhecer uma geladeira incrementada pelos alunos de Engenharia da Mauá, um dos 20 projetos selecionados no prêmio Whirlpool. A proposta reutiliza o ar da própria geladeira e é inspirada em um recurso usado em sistemas de ar condicionado. Leia mais:

cortina de ar no freezer

A cortina de ar frio (5º lugar na categoria Engenharia)
Imagine que você precise retirar diversos alimentos do freezer e, consequentemente, deixará sua porta aberta por alguns minutos. Muito ar quente entrará e muito ar frio sairá. Para evitar esta troca de ar, que acaba exigindo um grande esforço do refrigerador, aumentando o consumo e diminuindo o tempo de vida dos alimentos, os estudantes de Engenharia da Mauá Eduardo Vilas Boas, Leandro Ferracioli e Lucas Palhares adaptaram aos freezers dos refrigeradores duplex um sistema de cortina de ar utilizado em algumas lojas para melhorar a eficiência do ar condicionado interno.

Leandro Ferracioli e Lucas PalharesUm pequeno motor e alguns tubos embutidos utilizam o ar do próprio refrigerador para criar uma barreira de ar que impede a troca do ar frio de dentro pelo ar quente de fora do freezer, aumentando a eficiência e vida útil do refrigerador.

.
.
.
.
Confira a apresentação que os alunos produziram:

1 comentário para “Projetos incríveis de alunos da Mauá participaram do prêmio Whirlpool Inova! parte 2”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.
Suzana

23 de maio de 2010 ás 14:03

Incrível o trabalho sobre a cortina de ar frio. A idéia é ótima, e bastante simples,por isso mesmo revolucionária, uma dessas idéias geniais que aparecem de tempos em tempos….

Parabéns aos alunos e a Mauá por sempre estar apoiando novas idéias.

Deixe um comentário