A Whirlpool (empresa que detém as marcas Brastemp e Consul) pediu a universitários dos cursos de Engenharia e Design do Produto, de todo o Brasil, propostas inovadoras e funcionais, com aplicações práticas para seus produtos.

Universitários de diversos estados brasileiros enviaram projetos que foram analisados por duas comissões julgadoras: a primeira, uma comissão técnica da Whirlpool e a outra, formada por profissionais renomados do mercado e representantes de associações e órgãos públicos (como a FINEP e a AMPEI).

Apenas vinte projetos foram selecionados, sendo 10 de Engenharia e 10 de Design. Entre os vinte, quatro foram de alunos da Mauá. Ao longo dos próximos três dias iremos conhecer melhor esses projetos fantásticos, começando com uma lavadora de louças que não utiliza água quente, nem jatos de água, nem sabão e todo o processo de lavar e secar dura menos de 15 minutos. Como? Descubra abaixo:

SONORA a lava-louças com ultrassom

A lava-louças ultrarrápida com ultrassom (5º lugar na categoria Design)

Este projeto dos alunos de Design do Produto da Mauá é o sonho de muita dona de casa! Murilo Gomes e Guilherme Rodrigues desenvolveram uma máquina de lavar louças que, além de bonita e sofisticada, é super eficiente. Em primeiro lugar, por não usar jatos de água, as louças ficam juntinhas dentro da máquina. O tanque se enche de água, cobrindo toda a louça. Aí, são emitidas ondas de ultrassom que “quebram” as moléculas da água, removendo toda e qualquer substância das peças imersas em apenas 45 segundos. A água utilizada ainda passa por um filtro que remove 99,999% das bactérias, permitindo que ela possa ser reutilizada até 20 vezes.

Os autores Guilherme Rodrigues e Murilo Gomes

Para secar, também é utilizado ultrassom e o processo dura apenas 8 minutos. Resumindo, temos uma otimização de espaço interno, economia de energia (a água não é quente, não há jatos), economia de água (é reutilizada e não é contaminada com sabão), custo baixo para produzir e redução considerável no tempo do processo.

Confira a apresentação que os alunos produziram:

6 comentários para “Projetos incríveis de alunos da Mauá participaram do prêmio Whirlpool Inova! Conheça-os.”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.
Lia

16 de setembro de 2012 ás 19:37

Desde 2010…aina não está em produção por quê? para não encalhas as outras que estão no mercado? Pelo que promete o sistema, vai dar um banho e desbancar todas as existentes. Alguém sabe como nada o caso?

Silvia

4 de maio de 2010 ás 6:33

Esses rapazes são demais!!! também concordo que o 5º lugar é pouco para esse projeto fantástico. Quero uma prá mim!!!! Por favor, fabricantes ouçam nossa voz de consumidoras, trabalhadoras e donas de casa sem tempo (e sem pique para rotinas domésticas). Parabéns e que outras ideias excelentes como essa sejam reconhecidas e esses jovens talentosos continuem com toda energia, criatividade e empenho.

Fred

28 de abril de 2010 ás 7:20

Parabéns à dupla !!!!!
Excelente projeto.

Luana

28 de abril de 2010 ás 6:33

Realmete o produto é fantastico, tenho certeza que em breve teremos essa lavadora em casa.

Parabens Guilherme e Murilo pelo sucesso, vcs são mais que vencedores.

William

27 de abril de 2010 ás 13:43

Cara não é a primeira vez que ouço falar desses dois! Acho que eles fizeram um Baja, uma geladeira também!
Parabéns que projeto fantástico!

Mas vocês foram vencedores? Alguém sabe me informar? Porque é um projeto para vencer!!

Parabéns!

Deixe um comentário