Recepção aos Calouros - IMT - 2010

Foi dada a largada para o início das aulas de 2010 no Instituto Mauá de Tecnologia! Na última terça-feira, 23 de fevereiro, calouros encheram o ginásio para ouvir instruções a respeito de como serão seus primeiros dias na Mauá.

O professor Vitor Alex apresentou aos novos alunos a estrutura do Ciclo Básico e do campus de São Caetano do Sul e deu dicas sobre a navegação pelo site da Mauá e pela MauaNet. O sistema permite que o aluno tenha acesso a todas as informações administrativas referentes ao curso, como notas, faltas e boletos.  Além disso, enfatizou a importância de se conhecer e utilizar a consulta online ao acervo da biblioteca da instituição.

Durante a recepção, os calouros assistiram a uma apresentação de Felipe Mello e Roberto Ravagnani, da ONG Canto Cidadão, cujo tema foi “O ser interessado é interessante”. A palestra mostrou a necessidade de uma sociedade em que as pessoas são líderes de si mesmas e conscientes de seus objetivos. “Eu não acho que vocês entraram na Mauá para serem menos que líderes em suas áreas de atuação”, afirmou Ravagnani, defendendo a ideia do protagonismo social: uma forma de compreender o papel de cada indivíduo na sociedade e colocá-lo em prática a partir de atitudes contínuas e positivas.

Os veteranos também se prepararam para receber seus novos companheiros: Bruno Eduardo de Souza, Vice-Presidente Administrativo da Associação Atlética Acadêmica, conta que a adesão dos alunos aos esportes e às atividades extracurriculares é significativa, seja jogando ou torcendo pelo Centro Universitário. “De cerca dos mil alunos que iniciam o curso todo ano, pelo menos cem entram para algum dos times”. Por isso, a Atlética já disponibilizou o horário das “peneiras” para os times que representam a Mauá.

Moleza? Que nada. Desde a última quarta-feira, 24, os alunos já estão sujeitos a avaliação. É o Projeto Primeira Semana, que integra alunos, professores e o espaço da universidade em atividades diversas, como o Show de Química, o Trekking de Regularidade, o Submarino e a Dosagem de Concreto e Análise de Custo. Um intensivo inicial para os calouros se prepararem pelos anos de estudo duro que terão pela frente.

E para os calouros que esperavam trotes, o reitor Otávio de Mattos Silvares lembrou a todos que a prática do trote não é permitida nas dependências da Instituição. Para não deixar passar em branco, no entanto, os alunos da Mauá Jr farão um trote solidário que o nosso blog acompanhará de perto. Fique ligado!

1 comentário para “Recepção aos calouros de 2010”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.
Jairo Navarro

2 de março de 2010 ás 10:03

Puxa, que sejam bem vindos os novatos!

Espero por um ano repleto de novos desafios para todos!

Gostei da iniciativa de um blog! Até a próxima!

jairo

Deixe um comentário