Responda rápido: o que é melhor para sua carreira? Especialização, MBA, doutorado ou mestrado? Lato sensu ou Stricto sensu?

Se a resposta ficou difícil, não tem problema: neste artigo vamos explicar quais as diferenças entre esses tipos de pós-graduação e qual a opção é mais adequada para cada pessoa.

Entendendo as opções

A pós-graduação é qualquer curso feito após se graduar. Importante notar que o mercado adotou o nome pós-graduação para todos os cursos de especialização e MBA.

O Master In Business Administration (MBA) é um curso voltado para o aprendizado de todos os processos de gestão de equipes e projetos, de forma rápida e prática.

Stricto Sensu é uma expressão em latim para identificar a pós-graduação que titula o estudante como mestre e doutor em determinado campo do conhecimento. É um tipo de curso mais específico do que a pós-graduação lato sensu

, de natureza mais abrangente.

O MBA e as especializações, por exemplo, são considerados cursos de pós-graduação lato sensu. Na Mauá, entre os cursos de MBA existem alguns voltados para profissionais de Tecnologia da Informação (TI) e engenheiros, por exemplo.

No Campus de São Paulo do Instituto Mauá de Tecnologia você pode encontrar cursos de MBA como Gestão de Projetos, que qualifica você para o gerenciamento eficaz de equipes e projetos. Além do tradicional curso MBA Executivo – Administração para Engenheiros e do curso MBA Executivo de TI.

Já no Campus de São Caetano do Sul temos o MBA em Gestão Ambiental e Práticas de Sustentabilidade, cujo objetivo é ensinar conceitos e ferramentas de gestão e planejamento envolvendo o pensamento da sustentabilidade de forma prática em empresas e instituições públicas ou privadas. Aliás, graduados em Engenharia têm opções diversas de MBAs, como na área Automotiva, Alimentos (Desenvolvimento de Produtos), Negócios do Gás e Petróleo e até mesmo de Engenharia de Embalagem.

Na categoria pós-graduação – aperfeiçoamento, a Mauá, em São Paulo, tem a pós-graduação em Gestão de Projetos, que é um curso mais compacto e prático, focado no gerenciamento de projetos e a pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing e Vendas , voltada especialmente para profissionais da área, entre outros cursos.

E em São Caetano do Sul, são oferecidos os cursos de pós-graduação em Engenharia Civil (Gerenciamento de Canteiro de Obras Civis) e de Engenharia de Automação e Controle Industrial.

Esse tipo de curso é recomendável para quem busca uma capacitação rápida e direcionada em ferramentas práticas de gestão.

Escolhendo de acordo com o seu perfil

Se o seu objetivo profissional é ocupar um cargo de coordenação, gerência ou diretoria pode ser decisivo cursar um MBA.

Por outro lado, se você pensa em aliar sua experiência no mercado a um conteúdo mais acadêmico para dar aulas, o melhor caminho é fazer um mestrado (primeiro nível de uma pós-graduação Stricto sensu) e, em seguida, um doutorado (segundo nível).

Um mestrado complementa a sua graduação, enquanto o doutorado desenvolve o que você aprendeu em uma área mais específica.

Nos dois casos, o curso permite que o aluno aprofunde assuntos que não viu anteriormente, como o Mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos, que busca formar professores e pesquisadores especializados em combinar ensino e pesquisa em suas carreiras, além de atuar em centros de desenvolvimento.

Ficou mais fácil escolher agora? Se restou alguma dúvida, coloque nos comentários que vamos responder para você o quanto antes!

5 comentários para “MBA, especialização, doutorado ou mestrado?”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.

15 de agosto de 2016 ás 13:47

Muy interesante. Gracias por la info!

3 de fevereiro de 2011 ás 15:15

E como a industria vê um mestrando? Pode acontecer de dificultar para arrumar emprego? E para quem quer ser empreededor, qual melhor modo de pós graduação?

    10 de fevereiro de 2011 ás 15:58

    Olá Leonardo

    Um programa de mestrado tem por objetivo aprimorar a capacidade de um indivíduo em aplicar os conceitos do método científico para solucionar problemas além de capacitá-lo para localizar e reconhecer pesquisa de qualidade e fazer bom uso dela nas suas atividades profissionais.

    Desta forma, uma indústria ou empresa que contrata um indivíduo com essas habilidades terá em seus quadros de colaboradores alguém que poderá solucionar de forma inovadora problemas de processos produtivos e assim melhorar a sua eficácia e a eficiência tornando-a mais competitiva.

    Dos nossos cursos de Pós-Graduação o GESTÃO EMPRESARIAL é o curso que prepara, em nível de aperfeiçoamento, uma pessoa para as atividades de gerir um negócio próprio ou a desenvolver-se dentro de uma organização. Uma boa olhada no programa vale a pena.

    Estamos à disposição.

    Assuero M . Escobar
    Coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu

    Leo Kunigk
    Coordenador de Pós-Graduação Stricto Sensu

11 de fevereiro de 2010 ás 16:22

Eu fiz MBA enquanto estava trabalhando como funcionário de uma empresa e foi uma experiência muito rica. Até então minha extetise era técnica, com o MBA pude angariar conhecimentos da sistemática de uma empresa. Logo depois eu abri meu próprio negócio.

O Brasil precisa de empreendedores, não tem vaga para todo mundo.

Pingbacks & Trackbacks

26 de fevereiro de 2010 ás 10:36

[…] MBA/Especialização, Mestrado e Doutorado. Para uma explicação mais detalhada, confira essa matéria no Engenharia que Transforma, blog oficial do Instituto Mauá de Tecnologia, em São […]

Deixe um comentário