Mythbusters

Você pode pensar que, após um dia de trabalho, a última coisa que um engenheiro quer ver em sua frente seja algo relacionado a engenharia. Ledo engano! Todo bom engenheiro sabe que é praticamente impossível tirar o trabalho da vida pessoal, pois há engenharia em todas as coisas do mundo.

Pensando nisso, fizemos uma lista de 10 programas de TV que todo engenheiro deveria assistir. São atrações que desafiam a ordem das coisas através de uma visão nova sobre vários assuntos: de construções, passando por ciência forense até o dia-a-dia de caminhoneiros no Ártico.

Uma das qualidades de todo bom engenheiro é a curiosidade, não é mesmo? Prepare a sua TV e aparelho de DVD para os programas a seguir. Muitos tiveram temporadas em DVD no Brasil e outros ainda são transmitidos em canais a cabo e são fáceis de encontrar:

1. Mythbusters

O já clássico programa do Discovery Channel acompanha Adam Savage e Jamie Hyneman, dois especialistas em efeitos especiais. A partir de experimentos e testes, eles “detonam” ou comprovam a veracidade dos mitos do nosso dia-a-dia. Em mais de 140 episódios divididos em sete temporadas, já foram tratados mitos como a fuga de alcatraz, máquinas de terremotos de Tesla e até a possibilidade se caminhar sobre a água.

2. Modern Marvels

Tudo que for moderno, incrível e imenso aparece (ou já apareceu) nesse programa. No ar desde 1995 e com mais de quinhentos episódios produzidos, Modern Marvels é uma enciclopédia em forma de programa de TV. O programa aborda todos os avanços que a humanidade já obteve pela tecnologia, mecânica, indústria, agricultura e outros campos do conhecimento.

3. Penn & Teller: Bullshit!

A dupla de mágicos Penn e Teller aborda vários tópicos sob um ponto de vista liberal e declara se ele é ou não “bullshit”, sempre com bom humor. Aliens, PETA, fengh shui, Bíblia, medicina alternativa, creacionismo, guerra contra as drogas e prostituição são alguns dos temas citados pela dupla nas sete temporadas do programa. Indispensável para quem não dá crédito a algo até que saiba o máximo sobre o assunto.

4. Ice Road Truckers


Mostra como é vida de caminhoneiros que transportam toneladas de cargas sobre uma fina camada de gelo. Para o engenheiro que lida com desafios todos os dias, é interessante acompanhar a rotina de quem tem um dos trabalhos mais arriscados do mundo – muitas vezes porque assim escolheu. São três temporadas com quase 30 episódios. Para quem tem nervos de aço.

5. House

Você olha a lista e vê um drama hospitalar. O que tem a ver? House desvenda verdadeiros enigmas da medicina moderna através de um pensamento crítico incomparável. Seja na medicina ou na engenharia de controle e automação, esse tipo de raciocínio é muito útil e pode fazer diferença na carreira de um engenheiro de sucesso. A série já está na sexta temporada. Fique de olho!

6. CSI: Las Vegas

A ciência forense aplicada nos casos de ficção de CSI já faz parte da cultura pop deste século. Mais importante que isso é o nível de atenção dado aos detalhes em cada episódio da série. Uma simples fibra minúscula pode ser a salvação ou a condenação de um personagem. Utilizando o micro para investigar o macro, CSI é um prato cheio para o engenheiro atento. A série está em sua décima temporada e conta com dois spin-offs: CSI Miami e CSI New York.

7. Future Weapons

Guiado pelo ex-Navy Seal Richard Machowicz, o programa apresenta o que há de mais novo e moderno quanto a armamentos. Apesar de se chamar Future Weapons, a maioria dos equipamentos que aparecem no programa já vem sendo usada em combates pelo globo. A evolução do conhecimento humano em prol da destruição. A atração teve três temporadas oficiais e atualmente vai ao ar apenas em forma de especiais.

8. Overhaulin’

A paixão por carros antigos dá a tônica deste reality show sobre restauração de carros antigos. Quem concorreu em competições automobilísticas na Mauá vai reconhecer muitas similaridades entre os episódios de Overhaulin’ e o cotidiano de uma equipe automobilística. Indicado pra fãs ou entusiastas de carros antigos. São cinco temporadas e mais de 75 episódios.

9. Extreme Engineering

Desafios da construção civil retratados em nuances quase técnicas. Extreme Engineering mostra a evolução do homem gerada pela necessidade de construir cada vez mais e melhor. Projetos ambiciosos – como uma cidade suspensa em Tokyo ou a expansão do Canal do Panamá – já passaram pelo programa. São seis temporadas e mais de 45 episódios.

10. American Chopper

Apesar dos dramas familiares que servem como pano de fundo, American Chopper mostra sua força quando desvenda o processo de construção das mais cobiçadas motocicletas do mundo. Cada Chopper é única e construída com o intuito de ser única em seus detalhes e peças . É uma aula a cada episódio. São 120 episódios em seis temporadas.

2 comentários para “10 programas de TV que todo Engenheiro deveria assistir”

Quer exibir sua foto? É fácil, basta cadastrar no site Gravatar o e-mail utilizado para fazer os comentários.
Tyra Banks

3 de fevereiro de 2010 ás 22:17

Não podemos esquecer também de Gossip Girl e Americas Next Top Model, que aborda situações engraçadas e que já basta estudar todo dia, a gente tem que curtir também

beygos

13 de dezembro de 2009 ás 16:10

Grandes dicas. Gostaria aqui de fazer as minhas sugestões. Não sei se o autor do texto vai gostar delas.

Uma delas é o "The Big Bang Theory". Das pouquíssimas vezes que eu vi, a série continha muitas piadinhas que agrada a todo nerd.

E o outro é "O Mundo de Beakman", que inclusive passou na Cultura e na Record e atualmente só passa na TV paga. Todo engenherio, cientista, professor de exatas e estudante de exatas tem a obrigação de ter assistido esse programa pelo menos uma vez na vida.

Deixe um comentário